Uma alteração muito comum, responsável por sintomas que causam grande impacto na qualidade de vida e gera muitas dúvidas é o desvio do septo nasal. Mas, afinal, o que significa quando dizemos que o paciente tem um desvio septal?
O desvio do septo nasal é uma alteração anatômica da cartilagem septal, que pode ser traumática ou não. Na maioria dos casos, não está relacionada a um trauma prévio, e surge ou acentua após o estirão de crescimento da puberdade. O principal sintoma relacionado é a obstrução nasal, mas também pode levar a sinusites recorrentes e roncos noturnos. O seu diagnóstico é feito através da avaliação clínica com otorrinolaringologista, exame que chamamos de rinoscopia anterior, e pode ser complementado com a nasofibrolaringoscopia (exame endoscópico da cavidade nasal) e tomografia.
Essa alteração é muito comum na população em geral, mas nem todos os casos necessitam de cirurgia. Operamos aqueles pacientes com desvios obstrutivos e que levam a algum sintoma ou alteração do funcionamento nasal. A cirurgia indicada é a septoplastia.
A cirurgia do septo, septoplastia, é realizada em centro cirúrgico, habitualmente com anestesia geral. O procedimento é realizado todo por dentro do nariz, e não causa cicatriz externa, além disso não muda a estética nasal. Em geral, os pacientes não se queixam de dor no pós operatório e o principal cuidado é com a lavagem nasal, para evitar alterações da cicatrização que podem prejudicar o resultado da cirurgia.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, ou tenha algum sintoma nasal, tire suas dúvidas conosco!
Comments